Nos últimos dois anos, durante o isolamento, os moradores com mais tempo dentro de casa repararam mais em seus ambientes e repensaram maneiras para tornar os espaços mais confortáveis e aconchegantes. Investir na iluminação auxiliar, como abajures e luminárias, pode criar um clima de tranquilidade e mesmo demarcar espaços de leitura ou de refeições por meio da luz focal em alguns cantos do ambiente. Se no cômodo houver um espelho, é necessária uma fonte de luz que lhe permita enxergar bem, para fazer a barba ou a maquiagem, por exemplo. Nestes casos, spots, arandelas ou luzes de “camarim” são ótimas e, se você precisa de fidelidade de cores ao realizar estas atividades, uma lâmpada Philips, cujo IRC seja superior ou igual a 80, seria a ideal. A luz central é muito utilizada quando a intenção é distribuir a iluminação para todo o cômodo. Entretanto, é importante ter atenção ao tamanho da luminária utilizada para a luz central.
- Já as luzes decorativas servem para valorizar objetos de arte e decorações especiais.
- Para um ambiente jovem e descontraído, a Yamamura sugere a combinação de mais de um modelo, criando um jogo de diferentes alturas e formatos.
- Uma das principais características do LED é a economia de energia (ele gasta muito menos quando comparado a lâmpadas fluorescentes e incandescentes).
- Cada cômodo de uma casa geralmente serve a um propósito único e, como resultado, exige seus próprios padrões quando se trata de iluminação.
Segundo a especialista, há variedade de modelos entre as embutidas, podendo ser com ou sem fechamento em acrílico ou vidro, direcionáveis ou fixas. São uma ótima pedida em ambientes de pé direito baixo e também para focar mais nos objetos, só é preciso um forro para poder embutir. Existem as luminárias embutidas, indicadas para quem busca sobriedade e elegância, visto que possuem um acabamento discreto. “Esse tipo de luminária transfere um visual ‘limpo’ no teto.”, afirma Ana.
Ilumine Sua Casa De Maneira Simples Em 7 Passos
Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis com a escassez de luz durante uma refeição enquanto outras acham muito agradável. Arquitetos costumam defender a iluminação centrada apenas na área da mesa e das cadeiras e a utilização de lâmpadas amarelas em torno de 2000 e 3000K. O quarto é um refletor led para quadra de tenis de descanso e aconchego, o que pede uma iluminação mais amarelada. Procure luzes centrais perto de 2700K e, se quiser iluminar outros pontos como a cabeceira da cama ou nichos, a fita de LED é uma boa opção. Para quem tem sanca com pontos de luz difusos, a recomendação é tentar se aproximar de 3000K.
- Lâmpadas Fluorescentes Na Cozinha

Para um desenho diferenciado, a Yamamura sugere a combinação de arandelas pequenas decorativas e rasgos na parede. Agora você já sabe tudo sobre os tipos de iluminação e já pode escolher qual é o melhor para sua casa. Continue por aqui e confira outras dicas para decorar, limpar e cuidar do seu lar, afinal, o Cada Casa Um Caso traz dicas de conteúdos diários que te ajudam a lidar com o dia a dia doméstico. Assim como na mesa de jantar, a luz direta garante foco em detalhes e em locais específicos.
Iluminação Da Sala De Estar
Você pode usar lâmpadas dimerizáveis junto com o Bluelux, que lhe dará uma ampla gama de iluminação. Ela inclui luzes embutidas, iluminação intradorso, iluminação direcionada, arandelas, lustres e pendentes. Além dessas informações, não esqueça também de pensar na iluminação do jardim. Durante o inverno, por exemplo, luminárias posicionadas da maneira correta podem dar uma cara arrojada a esse espaço da sua casa. Cada cômodo da casa tem funcionalidades que devem ser aproveitadas pelos seus moradores. Por exemplo, o quarto serve preferencialmente para descansar e, portanto, deve ser mais aconchegante.